A evolução do marketing, das técnicas, da forma de comunicar e interpretar mensagens está em constante mudança, especialmente na web, que hoje representa a ferramenta mais eficaz e ao mesmo tempo perigosa para transmitir uma mensagem publicitária. A Internet pode ser um excelente trampolim, mas também pode se tornar uma ameaça quando você se torna uma vítima de controvérsia devido a má comunicação ou má interpretação.

Construir uma boa reputação para a marca ou simplesmente para a loja é uma tarefa bastante árdua, especialmente quando estamos falando de pequenas empresas que têm que enfrentar a crescente competitividade do mercado a cada dia. Em muitos casos, pode ser útil definir uma estratégia de web marketing, para fazer crescer seu negócio tanto através da criação de novo comércio eletrônico como através do uso de redes sociais. Mas se você não estiver familiarizado com as ferramentas e práticas de marketing mais inovadoras, pode ser aconselhável utilizar uma consultoria de web marketing: a consultoria lhe permitirá definir objetivos claros e concretos através de uma análise personalizada das diversas necessidades individuais. Web Marketing A quem recorrer para este tipo de atividade? Há várias figuras que se desenvolveram nos últimos anos e há muitas habilidades necessárias para se ter uma visão global e detalhada da situação da empresa: um dos profissionais mais adequados para uma consultoria de web marketing é o SEO, que é um especialista em marketing que, no entanto, é especializado em conteúdo web. Também se poderia pensar no marketing como um tema imutável e que o conhecimento tradicional é o mesmo que ainda hoje permite competir no mercado e isto é parcialmente verdade, porque se baseia em conceitos e estratégias clássicas. Na web, porém, essas estratégias foram desenvolvidas e modificadas para que pudessem ser eficazes com as novas regras que dominam o mercado virtual e a concorrência, cada vez mais ferozes e prontas para fazer qualquer coisa para conseguir um cliente extra.

A atividade inicial consiste em uma análise da situação em que a empresa cliente, seja ela grande ou pequena, se encontra, procedendo em seguida à identificação dos pontos fortes a desenvolver e fracos a melhorar; uma vez definido o mercado de referência, a análise continua com a definição de concorrentes diretos, delineando assim uma estratégia de ação para crescer ou manter o sucesso da empresa.

Uma consultoria de web marketing pode resultar em atividades como a criação ou restyling do site de comércio eletrônico, gerenciamento de redes sociais, atividades publicitárias nos motores de busca e muitas outras operações que não fazem nada além de aumentar a visibilidade da marca/empresa e, ao mesmo tempo, ajudar a criar ou melhorar a reputação da marca que é a base de qualquer grande sucesso comercial.