A evolução tecnológica continua em um ritmo muito rápido e os mercados estão cada vez mais competitivos, portanto, se a empresa se mantiver estática em vez de se renovar, corre o risco de comprometer o próprio negócio. Esta renovação, no entanto, deve dizer respeito não apenas aos setores de produção, mas também ao setor de TI, tornando a assistência no mundo dos computadores muito importante. Vamos descobrir juntos como escolher seu parceiro a este respeito.

Consultoria e suporte profissional de TI: o que é

Ter um consultor de TI de confiança, constantemente atualizado conforme sua profissão exige e capaz de acompanhar as necessidades de sua empresa, significa de fato lançar as bases de seu negócio. A consultoria profissional no setor de TI deve ser considerada como o ponto focal de cada atividade.

O parceiro ideal de TI: o que fazer

Seu parceiro de TI deve ser capaz de lhe fornecer uma consultoria global que possa acompanhar as fases de crescimento de sua empresa, permitindo-lhe desenvolver todo o seu potencial através do uso de ferramentas tecnológicas específicas. Para simplificar, seu parceiro de confiança deve ser capaz de lhe oferecer soluções específicas e adaptadas às suas necessidades reais, obtendo o máximo de resultados a um custo mínimo. Suporte TI Após uma análise cuidadosa, seu parceiro ideal deve ser capaz de acompanhá-lo em cada decisão, projeto e compras tecnológicas relacionadas, sugerindo indicações apropriadas que visem sua máxima satisfação mesmo quando o próprio parceiro não é “protagonista” da venda ou entrega do serviço em particular. Deve, portanto, ser capaz de acompanhá-lo pela mão desde a concepção de seu sistema informático até a resolução de quaisquer problemas que possam surgir no decorrer de sua atividade, intervindo prontamente para evitar a interrupção de tais atividades.

Que tipo de serviço seu parceiro ideal deve lhe oferecer?

Quem lhe oferecerá seus serviços de suporte de TI, deve ser capaz de lhe garantir múltiplas soluções, flexíveis e personalizadas de acordo com suas necessidades operacionais. Você deve ter em mente que para administrar um sistema corretamente, você precisa de um número muito alto de habilidades para ser representado por uma única pessoa, e é por isso que sua escolha deve recair sobre aqueles que são capazes de lhe fornecer uma equipe de colaboradores (mesmo que sejam duas pessoas diferentes). Basicamente, cada membro da equipe de consultoria e suporte de TI será especializado em um campo específico de aplicação. Com relação à flexibilidade mencionada acima, seu parceiro ideal deve ser capaz de lhe oferecer pelo menos duas fórmulas de apoio:

  • Serviço por hora. Geralmente este tipo de solução toma a forma de um serviço pré-pago e fornece um número pré-determinado de horas de assistência. Em comparação com os serviços esporádicos de plantão, há uma economia considerável e um canal prioritário para suas ligações. Este tipo de fórmula também oferece múltiplas formas de assistência, tais como assistência telefônica ou remota.

  • Com uma presença regular. Com esta fórmula particular, seu parceiro tecnológico lhe fornecerá um ou mais funcionários especializados diretamente em seu local, de acordo com uma frequência previamente acordada. Desta forma, estes profissionais serão capazes de administrar continuamente seu sistema informático e atender às suas necessidades tanto ordinárias quanto extraordinárias. O objetivo? Permitir que seu sistema informático cresça e, acima de tudo, evolua junto com sua empresa.

Soluções de hardware e software

Além de um serviço “normal” de consultoria e assistência, um bom parceiro de TI deve ser capaz de oferecer hardware, e, portanto, máquinas adequadas, tudo na perspectiva do que pode ser considerado um serviço “chave na mão”. Para ser mais claro, um parceiro ideal deve, portanto, cuidar de todos os aspectos do sistema informático, desde o fornecimento das máquinas acima mencionadas até o equipamento de rede e o fornecimento e reparo de notebooks, a fim de garantir a eficácia do próprio sistema. Entre as soluções de hardware e software que seu parceiro de TI deve ser capaz de lhe oferecer:

  • Servidores. Eles devem ser instalados, configurados e personalizados com o software dedicado à sua empresa.
  • Equipamento de rede. A construção de uma rede correta, local ou geográfica, é de vital importância. Esta rede deve, portanto, gerenciar o tráfego de natureza diferente, como dados ou voz, sempre levando em conta qualquer desenvolvimento futuro da sua empresa.
  • Pc. De alto padrão de qualidade e direcionados em seus componentes às suas reais necessidades.
  • Notebooks, PDAs e tablets capazes de garantir o mais alto desempenho possível onde não é possível usar um PC “fixo”.
  • Periféricos. Todos os complementos para garantir sua operação, portanto, impressoras, scanners, modems, leitores de código de barras e outros.
  • Sistemas operacionais e aplicações. Ao avaliar este aspecto, lembre-se de levar em conta que o parceiro deve ser capaz de lhe fornecer todas as licenças originais.
  • Proteção contra vírus. Ao longo dos anos, os ataques de vírus aumentaram: ter uma boa assistência para protegê-lo contra esses ataques é agora essencial. Embora a originalidade das licenças possa parecer óbvia, convém enfatizar, já que as pessoas que não trabalham profissionalmente muitas vezes tendem a " economizar" em tais licenças, fornecendo software “copiado”.

Em conclusão

Como mencionado acima, ter um parceiro de TI que possa apoiá-lo no bom funcionamento de seu negócio é vital para o seu negócio. A digitalização de empresas deu uma chance extra àqueles que podem acompanhar o ritmo dos desenvolvimentos tecnológicos e que entendem a importância de um sistema informático seguro, devidamente projetado e administrado adequadamente.