68% dos consumidores, internacionalmente, reservam férias on-line, mas muitas vezes algo dá errado. De acordo com as estatísticas do MarkMonitor, a indústria do turismo migrou quase completamente para a Internet, assim como as compras antes da partida, mas 37% dos usuários têm problemas com a segurança dos dados de seus cartões. O barômetro MarkMonitor mostra que 68% dos consumidores pesquisados em 8 países diferentes reservam viagens e férias exclusivamente on-line, mas 37% deles, em média um em cada três, relatam um problema.

Basicamente, portanto, o canal está lá, mas, sem dúvida, deve ser melhorado para criar a segurança correta da transmissão de dados para compras on-line. 64% deles afirmam ter confiado diretamente nos sites das companhias aéreas, na estrutura ou no aluguel de carros escolhidos, enquanto os demais optaram por sites de reserva de férias on-line, como, por exemplo, Booking ou Trivago, onde o elemento decisivo para a escolha é a melhor oferta ao menor preço. Reservar viagens online Entre os consumidores dos países envolvidos na pesquisa, o Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, França, Dinamarca, Espanha, Holanda e Itália, 76% disseram preferir este tipo de plataforma para reservar férias on-line, tanto no verão como no inverno. Em média, portanto, sete em cada dez viagens, por uma razão ou outra, não atendem às expectativas dos consumidores. Como os usuários se defendem neste caso? 42% colocam uma análise negativa online sobre o site de férias em questão, 40% tentam obter um reembolso da agência online em questão e os 18% restantes decidem recorrer às associações de proteção ao consumidor. A maioria das questões está relacionada ao pagamento ou roubo ou uso indevido dos detalhes de seu cartão de crédito.

Para verificar a confiabilidade de um site para reservar suas férias on-line, as mídias sociais podem ser muito úteis, onde os consumidores têm o poder de dar a conhecer quaisquer problemas encontrados com o site para que possam escolher os melhores para fazer uma cotação antes de reservar. Na Espanha e na Itália, a maioria dos que reservam férias on-line são jovens porque podem encontrar facilmente pacotes de férias de baixo custo, enquanto no norte da Europa e nos Estados Unidos, a maior difusão do comércio eletrônico significa que mesmo os clientes mais maduros reservam férias on-line com a diferença de que preferem a confiabilidade e a reputação do site em comparação com o aspecto econômico.